quarta-feira, 11 de maio de 2016

O dia em que as crianças foram "abusadas" pelas escolas

Imagem da RTP
Tenho visto com alguma repulsa aquilo que os telejornais mostram todos os dias no que diz respeito à luta entre o Ensino Público vs Ensino Privado. Se inicialmente era fácil fazer esta discussão, pois tudo se tratava de uma questão económica e política, as coisas foram evoluindo para um patamar muito mais radicalizado. Uns defendem o Ensino Público, outros o Ensino Privado. Se a forma como público e privado se promiscuem é altamente censurável, ainda aí, a discussão fica restrita ao panorama política e às escolhas governamentais. Quando pensamos que apenas 3% dos colégios privados recebem a maioria dos apoios públicos vemos que a questão não é apenas política ou económica. É, provavelmente, um (ou vários) casos de polícia. E na qualidade de cidadã de um Estado de Direito, exijo justiça.
 
Mas, no meio desta troca de argumentos explicados de todos os lados, dei por mim a ver imagens de crianças de 7 e 8 anos, vestindo camisolas amarelas, gritando à chuva. Será que o país acha isto normal?
 
A verdade é que parece que sim. Os portugueses discutem as vantagens da Escola Pública e o investimento público a determinados colégios privados, sem se aperceberem do que verdadeiramente se está a aqui a passar. Como chegamos aqui?
 
Quem autorizou os professores a deixarem os alunos saírem das salas de aula para virem para a rua nos tempos lectivos?

Quem permite que os próprios filhos façam cordões humanos à volta dos colégios, fazendo as crianças passar horas à chuva?
 
Quem leva os alunos para manifestações no Túnel do Marão ao fim-de-semana (e mais uma vez à chuva)?
 
Quem tenta dizer às crianças que a sua escola vai fechar e que terão que mudar de escola (sabendo que o Ministro da Educação já garantiu que nenhuma das turmas que estão em funcionamento irá fechar)?
 
Que pais aceitam que as aulas sejam convertidas em sessões para escrever cartas aos ministros?
 
Quem autoriza a captação de imagens e vídeos a estas crianças quando dentro da Escola Pública os pais necessitam de autorizar que os seus filhos sejam fotografados nas visitas de estudo?
 
Todas estas imagens inundaram os telejornais e a discussão manteve-se entre as vantagens do Ensino Público e do Ensino Privado. Há muito que já passamos essa discussão. Essa é uma discussão puramente ideológica. Há muito que a discussão passou para o plano humanitário e nós nem nos demos conta.
 
E se de repente, todos os professores da Escola Pública decidissem fazer o mesmo?

Colocassem os alunos a escrever cartas nas aulas para os ministros...  
Colocassem os alunos a manifestar-se pelos seus interesses corporativos...
Levassem os alunos para as manifestações...
Instrumentalizassem pais e crianças...
 
O que diria o país e o mundo disto?
 
É triste, muito triste, ver que as crianças estão a ser "abusadas" desta maneira; E sim, este termo é muito forte mas não será o termo certo? Escolas, pais e professores colocam os seus interesses à frente do bem estar das crianças que deviam proteger. Mas mais do que triste, é CRIME. São crimes contra a Humanidade. São violações dos Direitos das Crianças, consagrados pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, da ONU, e pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças, da UNICEF.

Assistir-se em Portugal a uma degradação dos direitos individuais dos cidadãos em detrimento dos interesses económicos é muito mau, mas assistir-se a uma degradação dos direitos das crianças com a cumplicidade dos pais é ainda pior. Onde está a superioridade do ensino ou da educação?
 
Imagem do JN
Terminaria apenas com um artigo da Declaração Universal dos Direitas das Crianças:
 
"O interesse superior da criança deverá ser o interesse director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais."
 
 
C. entregou uma pizza à #impalador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...