quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Eu só quero ver...



Portugal está a arder.
E qual é a novidade?
Estranho seria senão estivesse.
Todos os anos o mesmo cenário; todos os anos os mesmos argumentos estafados, puídos e gastos. Todos os anos as mesmas falhas.

Quem não falha são os bombeiros que andam dias seguidos a combater o fogo pelo mor à camisola. Vivemos num mundo tão miserável em que um jogador de futebol factura milhares, mas um bombeiro tem de ser voluntário porque o Estado (leia-se: ´NÓS!!) assim o desejamos. Não? Então porque não há  movimentos da sociedade civil a exigir a criação de corpos de bombeiros profissionais?

As políticas de gestão e organização da floresta há anos que nos encaminham para uma eucaliptização do país, tudo com o beneplácito dos diferentes níveis de governação e poder: dos presidentes de câmara, CCDR's, Ministérios e Governo. E o silêncio ensurdecedor das indústrias da celulose e pasta de papel.

O fim, na prática, da Guarda Florestal que agravou e muito o descontrolo das áreas florestais, limpeza e conservação de caminhos, vigilância, alerta e intervenção.

O subfinanciamento das Áreas Protegidas, sejam elas Parques Nacionais (só temos um, infelizmente), Parques Naturais, Reservas ou outras denominações que não permitem intervenções de fundo no território nem o aproveitamento das potencialidades endógenas destas áreas. Como os presidentes do Parques Naturais são escolhidos pela cor do cartão partidário, não há interesse, nem vocação, nem vontade, nem saber para fazer melhor. O que interessa é encher. Os bolsos, o currículo, fazer uns favores que mais tarde possam ser cobrados.

A inexistência de um sistema nacional de cadastro dos proprietários florestais que permita a responsabilização de quem não fizer a limpeza da floresta

Os meios de combate são ineficazes: Não há dinheiro para equipar as corporações substituindo viaturas com dezenas de anos de uso e milhares de hora de operação efectiva mas há dinheiro para comprar carros de luxo para a Assembleia da República, Ministérios, Presidência e outros que tais.

Os meios aéreos são insuficientes. E caros, acrescento eu. E mal coordenados. Não há muitos anos, a Força Aérea Portuguesa actuava em operações de combate a incêndio com custos bem menores e resultados melhores. Porquê pagar a privados se temos os meios e o pessoal necessário já a ser pago pelo dinheiro dos contribuintes?

Portugal a arder e nada a fazer.
Não se fazer uma fogueira no Terreiro do Paço e soltar o fogo a quem nos governa e tem desgovernado nos últimos 40 anos...

Aí, até é eu me tornava pirómano!
Se quiserem posso contribuir com uma caixa de fósforos!

E. entregou uma pizza #à incendiário, #à tou que nem posso, #à coçador

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...